topo.png

Sobre Nós

 

A Casa de Passagem Viva com esperança é uma organização civil, sem fins lucrativos, e esta em funcionamento desde outubro de 2008. O projeto iniciou quando quatro amigos adictos recuperados perceberam a necessidade de haver um grupo de apoio e incentivo a dependentes químicos. 
O auxilio aos dependentes começou em 2008, em reuniões semanais, com membros da comunidade dos bairros, Lajeado, Lami e Belém Novo, Zona Sul de Porto Alegre.

 

Após quatro meses de reuniões, mesmo havendo alguns avanços por parte de alguns membros, percebeu-se que, somente estes encontros não eram suficientes para a reabilitação. Era necessário que se mantivessem distanciados geograficamente da droga, pois a maior parte deles moravam próximos a bares e locais de venda de entorpecentes.

 

Em abril de 2009, através de doações da comunidade e também por parte dos fundadores, foi locado um pequeno sítio localizado no bairro Itapuã, município de Viamão, com infraestrutura suficiente para internação de pelo menos 12 dependentes.

 

No início de 2010, foi necessária a mudança de endereço, pois o locador decidiu vender a área. Hoje nosso trabalho esta sendo realizado num sitio, numa zona rural, situado no bairro Lami, Extremo Sul de Porto Alegre, na qual acolhemos dezoito usuários.

 

Em dezembro de 2012 sua denominação foi modificada, passando de Fazenda Terapêutica Viva com Esperança para Casa de Passagem Viva com Esperança, devido a exigência para conveniamento de metas com a Prefeitura de Porto Alegre, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) órgão da Prefeitura de Porto Alegre responsável pela coordenação e execução de programas e serviços que promovem direitos e a inclusão dos cidadãos que estão em situação de risco e vulnerabilidade social.

 

Em junho de 2013 a instituição também tornou-se uma Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIP). Isto significa que adquirimos o título de associação sem fins lucrativos em nível federal o que nos garante uma maior credibilidade e possibilita que as empresas optantes pelo lucro real possam nos fazer doações e abater o valor da doação no cálculo do imposto de renda, o que faz com que a empresa restitua em média 34% do valor doado.

 

A sustentabilidade da instituição é formada por doações de pessoas físicas, temos apoio e parceria de empresas públicas e privadas e convênio com a Prefeitura de Porto Alegre.

 

Visão

Acolher pessoas à margem da sociedade; auxiliando-as a reeducar seus hábitos, prioridades e valores com o objetivo de reinseri-las na vida social e familiar para influenciar outras pessoas necessitadas de acolhimento.

visao.png

Missão

Acolher moradores de rua e dependentes químicos do sexo masculino que situam-se à margem da sociedade.

 

Valores

Reabilitar o organismo físico, restaurar a mente, recuperar o social e renovar o espírito de cada ser humano que chega em nossa instituição.

valores.png

 

 

fotos-lateral-sobre-nos.png